É o tratamento cirúrgico para correção das desarmonias dentárias e faciais, com objetivo de restabelecer a simetria facial (estética), a função mastigatória e respiratória, e devolver ao paciente a qualidade de vida. Estas desarmonias ocorrem devido a alterações no crescimento dos maxilares, e podem ser hereditárias ou adquiridas.
O sucesso da cirurgia ortognática depende do trabalho em conjunto do Cirurgião Buco Maxilo Facial com o Dentista Ortodontista.
Principais tipos de alterações na face:
Na Maxila
a. Falta de crescimento causando pouco ou nenhuma exposição dos dentes superiores, resultando em uma face com aspecto envelhecido.
b. Crescimento exagerado da maxila para baixo causando o sorriso gengival.
c. Diminuição do arco maxilar - Atresia da Maxila - causando apinhamento dos dentes e, em alguns casos, mordida cruzada.
Na Mandíbula
a. Falta de crescimento mandibular, também conhecido como retrognatismo mandibular ou queixo curto. Esta alteração é a que mais afeta a Articulação Têmporo Mandíbular (ATM), causando dor e patologias articulares.
b. Excesso de crescimento mandibular ou prognatismo mandibular, causa mordida cruzada anterior e dificuldade de fala. Também pode estar associado a patologia na Articulação Têmporo Mandibular (ATM).
Assimetria Facial / Laterognátismo
a. As alterações faciais observadas são: desvio do queixo, sorriso torto e crescimento maior de um lado da face. Essas assimetrias também podem estar relacionadas às patologias articulares (ATM).
Em nossa clínica contamos com uma equipe de especialistas para restabelecer a sua saúde oral e a estética da face. Entre em contato conosco para agendar seu horário.